Segunda, 16 de Setembro de 2024
15°C 18°C
São Paulo, SP
Publicidade

Os 3 poderes da empresa familiar

Por Renata Sooma

31/07/2024 às 19h09
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
Compartilhe:
Os 3 poderes da empresa familiar

Por que existem tantas brigas em empresas com cultura familiar? Por muitos motivos!!!
A empresa familiar inicialmente começa da habilidade técnica e de um perfil empreendedor, que somados a
respostas de sucesso do mercado permite que o(s) fundador(es) sonhe, se empenhe, se realize e obtenha sucesso.
Frente a todas as coisas boas, filhos, amigos e parentes são empregados, gera uma relação de parceria e gratidão, 
que com o tempo pode virar perversão.
Pensando neste contexto, quando se fala em estruturação de empresa familiar, organizamos, analisamos, tratamos
a empresa em 3 poderes, EMPRESA, FAMÍLIA e PATRIMÔNIO (bens), elas são permeadas por questões 
organizacionais, societárias e emocionais, que juntas, se não tratadas, podem fazer um estrago, como findar as 
relações familiares, quebrar a empresa e acabar com o patrimônio.

Ribeiro, 2013 apresenta o modelo dos 3 círculos, que é usado e representa a situação:



Observe como as 3 estruturas se interlaçam, ou seja, uma impacta na outra.
É um assunto delicado, porque “mexe” com relações, pessoas, dinheiro, futuro, sonho, ou seja, VIDA.
Quem disse que a vida é fácil, não é mesmo?
A idéia de escrever este texto é mostrar para as famílias proprietárias de empresas que tudo que faz-se com 
planejamento e visão realista minimizam muitos problemas em todas as esferas.
As pessoas partem, as famílias se transformam, o mercado muda, mas as empresas e origens podem ficar, se 
tratarmos com sabedoria e pé no chão.
É difícil começar a mexer neste “vespeiro”, mas lidar com a realidade é sempre o melhor caminho para se ter o 
controle, planejar o futuro, preservar relações e bens, perpetuar e permitir que cada um viva seu sonho.

A parte mais difícil foi feita, construir uma empresa, empregar pessoas, passar por crises, realizar sonhos, perpetuar, 
etc. Agora é hora de traçar o futuro, usando todas as coisas boas aprendidas e adquiridas, sem perder o melhor da 
vida, as relações, porque nós vamos e as empresas podem ficar, e perpetuar o legado do fundador.


LA PERSONA ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS LTDA 
Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643) 
Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da 
dissertação: “Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional 
em COACHING - ASTD – American Society for Training & Development (2008). MBA em Neurociência aplicada ao 
Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – IPOG (2023). Grande experiência em desenvolvimento coletivo para 
área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha, plásticos e 
Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional, 
desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de 
Recursos Humanos, intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente para 
empresas com cultura familiar. Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos 
alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP. 

Lenium - Criar site de notícias