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Elegância Profissional

Por Renata Sooma

07/08/2024 às 14h17 Atualizada em 07/08/2024 às 15h12
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
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Elegância Profissional

Elegância, etiqueta, bom senso, certo ou errado são alguns dos temas que angustiam profissionais que querem 
acertar, que não querem desapontar, que querem crescer, desenvolver pessoas e se tornarem melhores para si e 
na vida dos outros.
Inicialmente o tema pode soar fútil e frágil, mas acreditem, impacta na vida profissional.
Elegância profissional, eu defino, como a maneira como a pessoa se apresenta, trata as pessoas, resolve os 
problemas e encara a vida. Sabe-se que dois terços das demissões são provocadas por dificuldade no 
relacionamento.
Quando falamos em elegância, saímos da compreensão apenas do que é aprendido e entramos no mundo interno, 
na educação e personalidade das pessoas.
Para compreensão didática do tema Elegância Profissional, vou dividir em duas partes características que 
podemos aprender e características que fazem parte da estrutura psíquica da pessoa. Já esclareço que, fazer 
parte da estrutura não significa que não possa ser mudado, mas é um pouco mais complexo.
Características que podemos aprender, para sermos elegantes profissionalmente:
✓ Não falar mal da empresa nem das pessoas;
✓ Falar e rir sem inferir no trabalho do colega. Hoje há muitos escritórios que não tem paredes;
✓ Cumprir com horários e prazos, tanto com entregas quanto com reuniões e compromissos. É excelente 
quando alguém diz, ”sei que posso contar com você” ou “ se está nas suas mãos fico tranquilo”. Procure 
organizar seu horário de almoço, ou médico ou compromisso em horários que as pessoas precisam 
menos de você, desta forma estará sempre presente em momentos importantes;
✓ Escrever corretamente, sem erros gramaticais e com capacidade de síntese;
✓ Capacitar-se, ler, atualizar-se;
✓ Cuidar da intensidade do contato pessoal. O toque deve ser evitado, pois existem pessoas que se 
incomodam a ponto de parar de ouvir o que está sendo dito;
✓ Preocupar-se com a aparência física. A aparência traduz muito de você. Não estamos falando de grife ou 
desfile de modas. Quando fala-se em traje, o enfoque é se a roupa está adequada para o trabalho que 
executa. Além disso, a limpeza, esmero com a roupa e com si próprio é sentido, percebido e visto por 
todos. Quando você não conhece ninguém, não deu tempo de apresentar seus resultados, a única 
imagem que os outros tem de você é o que sua aparência causou nele;
✓ Falar de assuntos pessoais no ambiente profissional, não é um problema, mas não pode dominar sua 
entrega. É saudável um profissional estar feliz e querer compartilhar com os colegas ou estar triste por 
uma perda e pedir apoio e consolo, mas dentro de um limite tênue, que a educação, bom senso e alguns 
modelos serão os indicadores de adequação.
Características que fazem parte da estrutura, para sermos elegantes profissionalmente:
❖ Respeitar ao próximo como pessoa, independente do nível hierárquico.
O mundo digital veio pra arrasar e não tem mais volta, mas é necessário o respeito às pessoas, é 
necessário saber a hora e a forma de conciliar o mundo, informações digitais e eletrônicas com as 
interpessoais. Os dois são importantes e essenciais;
❖ Respeitar a hierarquia – tratar bem seu gestor, buscar colocar suas opiniões, mas aceitar que a decisão 
final será dele, sem retaliações;
❖ Demonstrar disposição para atender as pessoas, tanto pessoalmente quanto por telefone ou vídeo 
conferência. Esta disposição indica que está pra resolver. Desta forma, o contato costuma ser mais efetivo 
e breve.
Quando você se disponibiliza para as pessoas, elas tendem a fazer o mesmo para você;
 
 
❖ Propor soluções, antes dos problemas ocorrerem. Profissionais que propõe soluções são líderes 
inteligentes, objetivos, não melindrados, seguros, geram resultados com reconhecimento do outro;
❖ Ser bem humorado e estável atrai pessoas e favorece o trabalho em equipe;
❖ Ser honesto, algo além do racional, vem do berço, da essência. Gera confiança, competência que não se 
ensina, se conquista;
❖ Relacionar-se de forma amistosa, simples, produtiva. O relacionamento favorece o exercício de outras 
competências, como: comunicação, trabalho em equipe, delegação, respeito, entre outras;
❖ Comunicar-se considerando os dois lados, sua hora de falar e sua hora de ouvir, independente do nível 
hierárquico;
❖ Desejar crescer, sem ganância, mas com ambição. Ficar pronto para quando a oportunidade chegar;
❖ Brincar de forma saudável, sem invadir o espaço ou o limite do outro;
❖ Ser humilde, para aprender, para ensinar, para voltar atrás, para comemorar, para perder.
A Elegância Profissional é construída ao longo da vida. Se você conseguir ter a principal competência, humildade, o 
restante é possível alcançar.
Sucesso! Determine-se a ser elegante!

Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643) 
Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da 
dissertação: “Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional 
em COACHING - ASTD – American Society for Training & Development (2008). MBA em Neurociência aplicada ao 
Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – IPOG (2023). Grande experiência em desenvolvimento coletivo 
para área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha, plásticos e 
Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional, 
desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de 
Recursos Humanos, intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente 
para empresas com cultura familiar. Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos 
alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP. 

www.lapersona.com.br

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