Mais da metade do ano já passou! Não parece que foi ontem que estávamos em clima de festas de final de ano, revendo nosso ano e escrevendo aquilo que almejávamos para 2024?
O tempo passa muito rápido mesmo. E com a correria do dia a dia, mais ainda. Parece que somos engolidos pelas emergências e pelas demandas de nossas vidas, sobretudo na parte profissional.
Por isso, esse texto está aqui para servir como um lembrete a você que está lendo: você ainda lembra do que propôs para esse ano? Quais foram as resoluções que você fez em janeiro?
Mas calma que está tudo bem caso não se lembre de todos os itens ou tenha esquecido completamente dos seus sonhos para esse momento. Ainda há tempo de recuperar o que foi proposto e encontrar formas de conseguir dar check quando chegar o final do ano.
Qual a importância de criar metas anuais?
Pode parecer um pouco utópico e um momento um tanto quanto fantasioso de sentar e escrever quais objetivos e metas particulares você gostaria de alcançar no próximo período, seja no campo pessoal ou profissional.
Mas, se parar pra pensar, não é justamente isso que acontece quando a empresa que trabalhamos nos convida para fazer o planejamento anual do nosso setor e precisamos dizer quais melhorias serão feitas, quais ações serão implementadas, quais dores serão resolvidas, de quanto recurso financeiro vamos precisar e o quanto vamos agregar para a companhia?
“Tudo é planejamento, estratégia e traçar objetivos. Tudo nasce desse lugar, até mesmo as coisas mais pragmáticas. Para você ter ideia, até mesmo a parte tributária de uma empresa precisa ser planejada e detalhada para o ano seguinte. É necessário fazer estudos e muitas análises de faturamento e despesas para entender em qual regime tributário a empresa poderá fazer parte no próximo ano e qual é o mais vantajoso. Isso interfere diretamente na quantidade de dinheiro que será utilizada para pagamento de impostos, isso dita muita coisa.”, afirma João Rocha, empresário fundador e responsável pela Strong Contábil Doctor há mais de uma década.
Ainda na visão do contador, as metas anuais funcionam como mapa que nos indica em qual direção devemos avançar para conseguir alcançar novos objetivos. Caso contrário, vamos seguir um fluxo, que muitas vezes pode não estar alinhado com os lugares que a gente quer chegar e com os padrões que queremos ter.
“Por isso que é importante ter um momento de parar, refletir em como as coisas estão acontecendo, entender se é pra esse lugar mesmo que quer ir e, a partir de então, traçar os rumos corretos pra isso. É como pegar uma grande tarefa e detalhar em passos pequenos, que podem ser cumpridos dia após dia para que o todo seja realizado”, alerta João.
Dicas para usar o segundo semestre para cumprir as metas de 2024
O contador e fundador da Strong Contábil separou mais 3 dicas do que tem funcionado para ele ao longo de mais de 40 anos de trabalho:
1 – Seja realista
“A gente pode almejar o mundo e isso é completamente compreensível, inspirador eu diria. Essa vontade é importante e certamente a motivação será maior. Mas é preciso entender que a natureza não dá saltos, como já foi dito pelo filósofo alemão Gottfried Wilhelm Leibniz. Coisas grandiosas e firmes não tendem a se consolidar em um curto período de tempo. Por isso é importante saber em qual momento você está e onde é plausível de chegar com os recursos que você tem hoje.”
2 – Saiba priorizar
“O mundo é cheio de possibilidades. Ainda mais depois que começamos a utilizar mais a internet e nos conectar por meio das redes sociais, muitas janelas se abriram e começamos a ter contato com muita informação, não só notícia, mas de como outras pessoas vivem as próprias vidas, o que elas almejam, o que elas conquistam, quais possibilidades existem, quais recursos estão disponíveis. Isso pode ser muito positivo, ainda mais para ampliar nossos horizontes e visualizarmos mais do que as pessoas do nosso meio de convívio próximo trazem. Pode ser uma ferramenta importante pra te ajudar a entender o que você quer. Mas acredito que também é necessário tomar cuidado com esse excesso de informação para não desviar do seu caminho e do seu foco. Cada um é diferente a sua maneira e tem suas próprias necessidades e ambições. Foque na sua e não se distraia no meio do caminho com o que não é importante pra você.”
3 – Mude seus hábitos
“Se você tem feito tudo igual até aqui e ainda não conseguiu conquistar aquilo que tanto deseja, o que você precisa mudar em sua rotina, nos seus hábitos, pensamentos, atitudes e comportamentos que vão te aproximar dos seus objetivos? Mais do que isso: como são as pessoas que já conquistaram aquilo que você está buscando? Como é o dia a dia delas?”.
Temos pelo menos mais 5 meses até o final de 2024, ainda há tempo pra você correr atrás de suas metas e garantir um sentimento de satisfação e alegria quando sentar para avaliar o seu ano e descobrir o que conseguiu conquistar!
Mín. 15° Máx. 18°