Vamos falar primeiro da parte da “LIDERANÇA”.
Um Líder eficiente é aquele que desenvolve as habilidades e as qualidades morais que o capacitam a
inspirar e influenciar um grupo de pessoas. Todos nós influenciamos pessoas diariamente.
A pergunta a ser feita, portanto, não é “Você é um Líder?”, e sim “Você é eficiente?”.
Nós deixamos nossas marcas nas diversas áreas de nossas vidas. Será que seus familiares, colegas de
trabalho, namorados, alunos, vizinhos, conhecidos da Igreja ou de qualquer outro grupo estão felizes
com sua presença?
De acordo com o livro O Monge e o executivo, de James Hunter, ser servidor significa identificar e
atender as necessidades legítimas dos demais. Não se trata de ser um escravo e fazer tudo o que os
outros quiserem, mas fazer aquilo de que as pessoas realmente precisam para alcançar seus objetivos. É
ter respeito e apreço pelas pessoas, prestar atenção ao que dizem, mostrar que podem contar com
você. Resumidamente, é abraçar os outros quando necessitarem de um abraço e repreendê-los quando
precisarem disso. Como diz Içami Tiba, “quem ama educa”!
Percebe-se que para liderar o outro, é necessário exercer a humildade, influência, pensamento
estratégico, garantir o caráter e ser muito transparente no processo de comunicação.
Em poucas palavras, a liderança é uma questão de gostar de lidar com pessoas, tê-las como desafio, se
dedicar para entender como ajudá-las a alcançar suas necessidades legítimas. Amar é se doar para
ajudar os demais a alcançarem o melhor de si.
O teste definitivo da liderança é saber se, depois de algum tempo sob o comando de um Líder /
professor, as pessoas saem da experiência melhores do que eram antes.
O Líder à moda antiga - que dita ordens e diz às pessoas: “Quando quiser sua opinião, eu mesmo a
darei!” – é uma figura obsoleta, jurássica.
Os líderes que não estiverem atentos a isso, que não se dispuserem a mudar, amadurecer e se atualizar
com as mudanças em curso no mundo todo, estarão se prejudicando e podem estar, igualmente, pondo
em risco suas organizações.
Gandhi afirmou certa vez: “É preciso que você se torne a mudança que deseja ver no mundo.”
Mensagem inspirada do livro: Monge e o executivo, adaptada por Renata Sooma.
LA PERSONA ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS LTDA
Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643)
Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da dissertação:
“Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional em COACHING - ASTD –
American Society for Training & Development (2008). MBA em Neurociência aplicada ao Desenvolvimento de Pessoas e
Organizações – IPOG (2023), Atualizando-se no curso de extensão GPC - Gestão por Competência. Grande experiência em
desenvolvimento coletivo para área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha,
plásticos e Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional,
desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de Recursos Humanos,
intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente para empresas com cultura familiar.
Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e
lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP.
www.lapersona.com.b
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