A prática do Check Up em nossas vidas pessoais tem o objetivo de prevenção terciária, ou seja, cuidar para não
adoecer ou identificar um problema no início. Quantos de nós já não ficamos sabendo de alguém que identificou
um nódulo bem pequeno no início, conseguiu tratar e se curou?! Que bom que esta prática existe, apesar que muitos
fogem dos médicos, não é mesmo?
O Check Up no mundo corporativo é atrelado um diagnóstico organizacional, usualmente uma consultoria aplica, e
prepara uma devolutiva, mostrando os valores, a identidade da empresa, os processos de trabalho, um pouco do
clima, e faz sugestões de melhoria, direcionando para o propósito da empresa.
Na empresa familiar o Check Up precisa de um pouco mais “profundidade”. Precisamos de além de “exames
laboratoriais”, como entrevistas, observações, análise de dados, participação em reuniões de resultado e de crise,
de “ressonância magnética”, como conhecer a origem, os sonhos, ideais, como as pessoas iniciem, permanecem,
crescem e saem da empresa, como os processos de trabalho de fato acontecem. Se existem relações de gratidão
que se tornaram perversão.
A empresa familiar move o mercado, ela é imprescindível para a economia! Em sua grande maioria, trabalhar nelas
é uma delícia, mas se não cuidarmos e fizermos check up, algum “nódulo” pode ser devastador.
Cuide de sua empresa! Queira saber o que ocorre além de seus olhos!
Sucesso!
Abraço à todos!
Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643)
Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da
dissertação: “Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional
em COACHING - ASTD – American Society for Training & Development (2008). MBA em Neurociência aplicada ao
Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – IPOG (2023). Grande experiência em desenvolvimento coletivo para
área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha, plásticos e
Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional,
desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de
Recursos Humanos, intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente para
empresas com cultura familiar. Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos
alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP.
Mín. 16° Máx. 36°