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Check Up Organizacional na Empresa Familiar

LA PERSONA ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS LTDA

25/09/2024 às 15h01
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
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Check Up Organizacional na Empresa Familiar

A prática do Check Up em nossas vidas pessoais tem o objetivo de prevenção terciária, ou seja, cuidar para não 
adoecer ou identificar um problema no início. Quantos de nós já não ficamos sabendo de alguém que identificou 
um nódulo bem pequeno no início, conseguiu tratar e se curou?! Que bom que esta prática existe, apesar que muitos 
fogem dos médicos, não é mesmo?
O Check Up no mundo corporativo é atrelado um diagnóstico organizacional, usualmente uma consultoria aplica, e 
prepara uma devolutiva, mostrando os valores, a identidade da empresa, os processos de trabalho, um pouco do 
clima, e faz sugestões de melhoria, direcionando para o propósito da empresa.
Na empresa familiar o Check Up precisa de um pouco mais “profundidade”. Precisamos de além de “exames 
laboratoriais”, como entrevistas, observações, análise de dados, participação em reuniões de resultado e de crise, 
de “ressonância magnética”, como conhecer a origem, os sonhos, ideais, como as pessoas iniciem, permanecem, 
crescem e saem da empresa, como os processos de trabalho de fato acontecem. Se existem relações de gratidão 
que se tornaram perversão. 
A empresa familiar move o mercado, ela é imprescindível para a economia! Em sua grande maioria, trabalhar nelas 
é uma delícia, mas se não cuidarmos e fizermos check up, algum “nódulo” pode ser devastador.
Cuide de sua empresa! Queira saber o que ocorre além de seus olhos!
Sucesso!
Abraço à todos!

Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643) 
Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da 
dissertação: “Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional 
em COACHING - ASTD – American Society for Training & Development (2008). MBA em Neurociência aplicada ao 
Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – IPOG (2023). Grande experiência em desenvolvimento coletivo para 
área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha, plásticos e 
Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional, 
desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de 
Recursos Humanos, intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente para 
empresas com cultura familiar. Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos 
alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP.

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