Você já ficou estressado tentando relaxar?
Parece estranho eu perguntar isso pra você, né? Quem em sã consciência ficaria estressado no momento de descanso? Mas acredita: isso acontece!
Acontece tanto que criaram um termo em inglês pra descrever esse fenômeno. Chama “stresslaxing”. Calma que vou te contar o que tudo isso significa!
Sabe quando você está trabalhando demais, estudando, cuidando da sua vida pessoal, da sua saúde, tem muitas demandas, entregas a serem feitas e prazos a serem cumprido? Enfim, sabe quando a gente se sente muito sobrecarregado? Geralmente a gente entende que, devido a esse estado, seria interessante fazer uma pausa e dar um tempo de tudo que está nos dando dor de cabeça, não é?
Mas aí no momento em que você decide fazer uma caminhada, meditar, escutar uma música ou simplesmente não fazer nada, você acaba ficando ainda mais estressado, pilhado e ansioso. É como se os problemas a resolver não saíssem da sua cabeça. E o fato de você não estar trabalhando neles – a todo momento - piorasse tudo.
É isso que representa o termo inglês “Stresslaxing”, usado pra falar de momentos em que simplesmente não conseguimos relaxar, ainda que nosso cognitivo entenda que é justamente de descanso que precisamos!
Conclusão: não ganhamos fôlego por meio do relaxamento pra conseguir continuar com a rotina e nem trabalhamos naquilo que precisa ser feito. Complicado, né? É a fórmula mágica pra aumentar, ainda mais, os níveis de corticoide do nosso organismo. Já se sentiu assim?
Mas por que será que isso acontece? Pode ser por inúmeros motivos. Vai variar de pessoa pra pessoa, de acordo com a forma que ela tem levado as tarefas do cotidiano, crenças, valores e bagagens de vida.
Mas, tem um motivo que gostaria de destacar nessa nossa conversa de hoje: pode existir um medo por trás disso tudo. Como se relaxar fosse te gerar algo negativo na sua própria vida ou como se o sucesso da sua carreira dependesse exclusivamente de uma vida dedicada 110% a sua performance produtiva.
Nesse modelo de pensamento não há espaço pra pausas, descansos e relaxamentos, ainda que eles sejam necessários pra alavancar os seus feitos e sua dedicação.
Mas será que isso faz realmente sentido e é algo que pode nos levar pra mais perto das nossas metas e objetivos? Seu trabalho é mais significativo sendo dessa forma? A questão é que não existe resposta certa e padronizada para todos!
Esse texto é apenas um convite a uma reflexão e um compartilhamento de um termo relativamente novo e que tem sido debatido por inúmeras pessoas que passam por isso!
Se você gostou dessa reflexão, já me segue lá no instagram @joaorochacontador que estou sempre por lá compartilhando esses insights com os seguidores!
Mín. 17° Máx. 19°