Quinta, 05 de Dezembro de 2024
17°C 19°C
São Paulo, SP
Publicidade

Todo mundo começa do zero!

Por João Rocha

21/11/2024 às 06h49
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
Compartilhe:
Todo mundo começa do zero!

Essa frase pode ter dois impactos diferentes na vida de quem trilha uma carreira profissional. Na nossa conversa de hoje vou falar um pouco sobre essas duas vertentes. Vamos lá:

A primeira serve pra quem está começando algo novo. Pode ser desde questões mais simples, como uma mudança de cargo, uma promoção... Ou então situações mais complexas como mudança de empresa ou até mesmo uma transição de carreira.

Esse momento de adaptação e de conhecer tantas coisas novas pode ser um tanto quanto assustador, ainda mais se tratando de adultos. Você já sentiu vergonha de outras pessoas te verem tentando? De várias pessoas verem que você está tentando, que está construindo, crescendo e se lapidando?

Esse sentimento pode ser completamente natural, afinal de contas, erros existem em meio aos acertos para que a gente vá entendendo qual é o melhor caminho e a melhor maneira de desempenhar nossas funções.

Tem muita coisa em jogo quando o assunto é sair da zona de conforto e buscar sonhos e objetivos que você almeja há muito tempo. O escritor americano Zig-Ziglar tem uma frase que resume bem tudo isso: “Você não precisa ser bom para começar, mas você tem que começar para ser bom.”

E não tem muito pra onde correr: A chave está em começar. Sem isso, se torna cada vez mais impossível de conquistar tudo que você almeja. Apesar da vergonha, apesar do desconforto, apesar do medo do desconhecido e do fracasso. Ninguém consegue chegar no destino sem começar a percorrer a estrada.

Essa citação de Zig-Ziglar é tão poderosa que pode nos levar a outro contexto também: sabe quando você está lidando com um colaborador novo? Seja de anos de formação ou de anos de empresa? E ainda tem muita coisa a ser ensinada, treinada e repassada?

Pois bem, ele está começando do zero, assim como você um dia já começou também! Possivelmente pode estar sentindo vergonha também por estar nesse momento em que as falhas estão mais evidentes do que os acertos.

Para nós que estamos apenas assistindo a esse processo, vale a pena lembrar da paciência e de quais ferramentas práticas e assertivas podem ser compartilhadas para que esse momento seja mais tranquilo a todos.  Já tinha parado pra pensar nisso?

Para ambas interpretações, o que essa frase nos relembra é que pra tudo existe um processo! Nada acontece do dia pra noite. É nele que nos desenvolvemos, que nos conhecemos, que nos aprimoramos, que erramos e temos a possibilidade de corrigir. Sem ele, os resultados finais não chegam.

Se você gostou dessa reflexão, já me segue lá no instagram @joaorochacontador que estou sempre por lá compartilhando esses insights com os seguidores!


Lenium - Criar site de notícias