Terça, 14 de Janeiro de 2025
16°C 25°C
São Paulo, SP
Publicidade

Ribeirão Pires se destaca negativamente em boletim do emprego no Grande ABC

Apesar do saldo positivo regional de 3.331 vagas formais em novembro de 2024 e um acumulado de 39.812 vagas abertas no ano, Ribeirão Pires aparece como destaque negativo, com um saldo de -210 vagas no mês.

07/01/2025 às 14h43
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
Compartilhe:
Ribeirão Pires se destaca negativamente em boletim do emprego no Grande ABC

O último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, trouxe uma realidade mista para os municípios do Grande ABC. Apesar do saldo positivo regional de 3.331 vagas formais em novembro de 2024 e um acumulado de 39.812 vagas abertas no ano, Ribeirão Pires aparece como destaque negativo, com um saldo de -210 vagas no mês.

Os dados, organizados pelo Observatório Grande ABC – uma iniciativa conjunta do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC –, revelam que quatro municípios tiveram desempenho positivo em novembro: São Bernardo do Campo (+2.029), Santo André (+1.320), Mauá (+382) e Diadema (+190). No entanto, além de Ribeirão Pires, São Caetano do Sul (-367) e Rio Grande da Serra (-13) também fecharam o mês com saldos negativos.

No acumulado dos últimos 12 meses (de dezembro de 2022 a novembro de 2024), o saldo geral também é positivo, com 32.189 vagas formais criadas na região. Contudo, a situação de Ribeirão Pires no período mais recente reflete um desafio local que contrasta com a tendência de crescimento observada nos demais municípios.

A análise desses dados é essencial para subsidiar a formulação de políticas públicas focadas em reaquecimento econômico e melhoria do mercado de trabalho. “Mais uma ótima notícia para nossa região, mostrando que o país e nossa economia local estão em retomada e gerando mais postos de trabalho. Com 11 meses seguidos de alta, a criação de emprego tem sido fundamental para que as famílias tenham melhor condições de vida no Grande ABC”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Aroaldo da Silva.

Diante desse contexto, Ribeirão Pires precisa de ações concretas que impulsionem o emprego local, como atração de investimentos e incentivo às pequenas e médias empresas. O saldo negativo, embora pontual, é um alerta para que a cidade intensifique seus esforços para acompanhar o crescimento registrado na região e contribuir para a retomada econômica do Grande ABC como um todo.

Lenium - Criar site de notícias