As empresas começaram o ano com uma cobrança, a implantação da NR1 – Diretrizes gerais de saúde e segurança no trabalho, pois a partir de 26 de maio 2025 será cobrado pelos órgãos os projetos e práticas desta regulamentação. Isso é para empresas de todos os portes, que tem funcionários contratados via CLT.
Observa-se um certo movimento comercial em relação a esta exigência, ou seja, as empresas devem se preparar!
Este texto tem o objetivo de sinalizar aos empresários que muito do que se exige já é feito, mas agora deverão ter as evidências mais a “olhos nus”.
As empresas há pouco tempo precisou se preparar para a CIPA A+ (assédio moral e sexual), nesta situação já foram criados canais de denúncias e tratativas, orientações aos gestores e os sindicatos parece que também ficaram atentos às possíveis reclamações.
A Saúde Mental de qualquer pessoa é de responsabilidade do próprio indivíduo. Ela é formada por fatores bio-psico-sociais, ou seja, a estrutura física, psicológica, social, e como ele lida com a própria individualidade formam sua saúde mental.
Pense, como dois funcionários com o mesmo tempo de casa, na mesma função, com o mesmo líder, podem ter saúde mental diferentes. Fatalmente a resposta é, porque lidam e introjetam as situações de formas diferentes.
A situação de trabalho impacta na saúde mental tanto quanto as relações afetivas, ou seja, realmente é significativa, mas a relação com o trabalho não é a vilã da saúde mental. Sabe-se inclusive que o trabalho pode ser o grande aliado para um processo de recuperação para um problema de sáude mental.
As empresas precisam conhecem seus colaboradores, % de pessoas que estão doentes, fazerem pesquisas de clima que evidenciam problemas sobre relacionamento, tipos de liderança, satisfação no trabalho, visualização de crescimento, analisar % de demissão voluntária, analisar entrevistas de desligamentos, promover a constante prática de auto cuidado com sua saúde, enfim, tudo isso naturalmente sana a exigência da NR1.
Os projetos de engajamento, preparação de líderes em relação a “empowermewnt”, desenvolvimento do potencial humano, acolhimento frente a situações de perdas e luto, apoio e direcionamento profissional, práticas estratégicas para retenção e desenvolvimento de talentos, entre outras, são práticas de empresas sadias, que reconhecem sua responsabilidade social mundial e humana, transcende qualquer exigencia normativa.
O ser humano não se divide em saúde física e mental, ele só está bem e produtivo, quando tem sua saúde integral!
LA PERSONA ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS LTDA
Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643)
Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da dissertação: “Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional em COACHING - ASTD – American Society for Training & Development (2008). MBA em Neurociência aplicada ao Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – IPOG (2023). Grande experiência em desenvolvimento coletivo para área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha, plásticos e Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional, desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de Recursos Humanos, intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente para empresas com cultura familiar. Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP.
Mín. 19° Máx. 28°