Quinta, 27 de Março de 2025
19°C 28°C
São Paulo, SP
Publicidade

Saúde Mental das Mulheres

LA PERSONA ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS LTDA Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643)    

06/03/2025 às 10h04
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
Compartilhe:
Saúde Mental das Mulheres

No mês de março homenagea-se as mulheres, pois 08 de março é o Dia Internacional das Mulheres, por isso escolhemos este tema.

 

Saúde Mental é compreendido como o alcance do equilíbrio entre os fatores Bio-Psico-Social, e quero acrescentar o fator Produtivo.

Ao longo dos anos observamos significativa participação dos homens/parceiros nos cuidados com a família, com os pais, com a rotina das casas, enfim, as mulheres tinham a responsabilidade individual de manter a dinâmica da casa, trabalho, filhos e dela própria em plena homeostase (capacidade de um organismo manter um ambiente interno estável, apesar das mudanças externas). Em grande parte das famílias elas conseguem compartilhar tarefas.

 

Em depoimentos de mulheres, um chamou muito atenção... foi perguntado por uma mãe zelosa, que acabara de nascer o segundo filho, com trabalho muito importante para ela e para o orçamento de casa, como dar conta de tudo??? E uma pessoa mais experiente disse: “a receita é praticar 3 competências: organização, disciplina e não ter preguiça”. Fez tanto sentido para esta mãe, que seguiu sua dinâmica, aplicando e divulgando este conselho tão efetivo para ela.

 

As mulheres de forma geral têm facilidade em seguir este conselho, porém muitas sofrem afetivamente por precisar de reconhecimento e apoio emocional. Quando ela dá conta, observa sua família e trabalho prosperando, ela ainda precisa que o parceiro e superior hierárquico, a parabenize, valorize, mostrem que estão enxergando o esforço e conquista dela.

 

A mulher de forma geral é muito forte, mas é sensível, e a opinião, reconhecimento e apoio das pessoas que são importantes, são a “cereja do bolo” para a saúde mental dela.

 

Esta necessidade ou carência não é fraqueza, é necessidade de sentir que o investimento mental e físico que ela faz, é sentido pelas pessoas que ama.

 

Parece tão simples, mas na maioria das dinâmicas familiares, é tão pouco praticado.

 

Olhe para a mulher que está ao seu lado na vida (pessoal e profissional) e demonstre o que você visualiza e percebe sobre ela.

 

Saúde Mulheres!

LA PERSONA ASSESSORIA E DESENVOLVIMENTO EM RECURSOS HUMANOS LTDA

Renata Sooma – Psicóloga responsável (06/65643)    

Psicóloga (CRP 06/65643) formada pela UMESP (2001), Mestre em Psicologia da Saúde – UMESP (2005), (Tema da dissertação: “Eficácia Adaptativa de Herdeiros de Empresa familiar”) com bolsa CAPES. Certificação Internacional em COACHING - ASTD – American Society for Training & Development (2008).  MBA em Neurociência aplicada ao Desenvolvimento de Pessoas e Organizações – IPOG (2023). Grande experiência em desenvolvimento coletivo para área de crédito&cobrança, serviços, auto-peças, moveleiro, alimentação empresarial, borracha, plásticos e Outsourcing. Atua como Mentoring em RH. Há 23 anos avalia perfis profissionais, faz orientação profissional, desenvolve e forma gestores, coordenadores, supervisores e líderes. Experiência em estruturação da área de Recursos Humanos, intervenções organizacionais e desenvolvimento de projetos e pesquisas, especificamente para empresas com cultura familiar. Atuou como docente da disciplina de psicossomática aplicada à transtornos alimentares no curso de Pós Graduação da UMEC e lecionou no curso de Dinâmica de Grupo na PUCSP.

Lenium - Criar site de notícias