Se há alguns anos falar sobre saúde mental nas empresas era visto como um "luxo", agora isso se tornou uma exigência legal. A partir de 26 de maio de 2025, entra em vigor a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), tornando obrigatório que as empresas identifiquem e gerenciem riscos psicossociais no ambiente de trabalho.
Mas o que isso significa na prática? Significa que aspectos como sobrecarga de trabalho, assédio, pressão excessiva, falta de reconhecimento e desequilíbrio entre vida pessoal e profissional precisam ser monitorados e tratados dentro das organizações. Não cuidar dessas questões poderá resultar não apenas em penalidades legais, mas também em queda na produtividade, alta rotatividade e desmotivação generalizada.
Se a sua empresa ainda não está se preparando para essa mudança, chegou a hora de agir!
Os riscos psicossociais são fatores dentro do ambiente de trabalho que podem prejudicar o bem-estar emocional e mental dos colaboradores. São eles:
✅ Carga de trabalho excessiva e prazos irreais.
✅ Clima organizacional tóxico e liderança despreparada.
✅ Assédio moral e sexual.
✅ Falta de reconhecimento e valorização profissional.
✅ Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Empresas que ignoram esses fatores enfrentam altas taxas de turnover, absenteísmo e baixa produtividade. Afinal, ninguém consegue performar bem em um ambiente desgastante e hostil.
A NR-1 exige que as organizações implementem estratégias concretas para cuidar da saúde mental de seus funcionários. Isso inclui:
E atenção! Não cumprir essas exigências pode resultar em sanções e até processos trabalhistas. Mas, mais do que isso, significa perder talentos e prejudicar o desempenho da empresa.
Se você quer que sua empresa esteja um passo à frente e transforme essa exigência em um diferencial competitivo, siga essas estratégias:
Realize pesquisas internas para entender o nível de satisfação dos colaboradores e identificar possíveis riscos. Monitore indicadores de absenteísmo e turnover, além de coletar feedbacks contínuos.
Ofereça apoio psicológico, incentive horários flexíveis e crie um ambiente onde as pessoas sintam que podem equilibrar a vida profissional e pessoal sem culpa.
Liderança despreparada é uma das principais causas de estresse no ambiente de trabalho. Invista em treinamentos que ensinem gestores a identificar sinais de burnout, sobrecarga e desmotivação.
Estabeleça políticas claras contra assédio e abuso, crie canais anônimos de denúncia e incentive uma cultura de reconhecimento e valorização.
Empresas que cuidam da saúde mental dos colaboradores não só evitam problemas legais, mas também ganham em engajamento, produtividade, retem talentos e melhoram a vidas das pessoas. Colaboradores felizes e saudáveis produzem mais e melhor, criando um ciclo positivo para o crescimento da organização.
A Leasi Desenvolvimento Corporativo pode ajudar sua empresa a se adequar à NR-1 e implementar práticas eficazes para criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e inovador.
Quer saber mais? Entre em contato e descubra como transformar essa exigência em um grande diferencial para o seu negócio!
www.leasidesenvolvimento.com.br
(11)94392-2953
Mín. 19° Máx. 28°