Quinta, 27 de Março de 2025
19°C 28°C
São Paulo, SP
Publicidade

Randstad Research: formalização do emprego avança, mas informalidade ainda afeta mercado de trabalho brasileiro

2024 teve menor taxa de desempregos da história com aumento de 789 mil pessoas empregadas

06/03/2025 às 20h38
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
Compartilhe:
 Randstad Research: formalização do emprego avança, mas informalidade ainda afeta mercado de trabalho brasileiro

São Paulo, 6 de março de 2025. O ano de 2024 registrou máximas históricas de pessoas empregadas, tanto para a força de trabalho quanto para a ocupação, consolidando o ano como um dos mais dinâmicos da série histórica. A ocupação passou para 103,82 milhões de profissionais, enquanto o desemprego registrou uma queda trimestral de 178 mil pessoas, apontam os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD Contínua) no 4º trimestre de 2024.
 

De acordo com análise realizada pela Randstad Research Brasil, o mercado de trabalho brasileiro também tem mostrado sinais positivos no processo de formalização do emprego, com um aumento contínuo do número de trabalhadores formais. Os dados do PNAD mostram que no último trimestre do ano, o número de trabalhadores formais alcançou 63,77 milhões de pessoas, representando um crescimento de 712 mil profissionais e de 2,32 milhões em relação ao mesmo período de 2023.

Esse avanço reflete a criação de empregos com carteira assinada no setor privado, que somou mais 275 milhões de trabalhadores formais no trimestre e diminuiu os sem carteira em 128 mil, consolidando a tendência de maior estabilidade e proteção no mercado de trabalho.
 

Contudo, a informalidade ainda desempenha um papel significativo no mercado de trabalho brasileiro. No quarto trimestre de 2024, o número de trabalhadores informais superou 40 milhões de pessoas, um aumento trimestral de 77 mil pessoas. Os dados apontam que apesar de ter ocorrido um aumento na formalização desde o ano de 2021, reforçado no último trimestre de 2024 com uma queda na taxa de informalidade de 0,2 p.p., esta continua sendo muito alta, fechando o ano com 38,6%.
 

"Esse dado mostra que, apesar do crescimento da ocupação, uma parcela significativa dos trabalhadores ainda atua sem garantias previdenciárias e sem acesso a direitos trabalhistas. O crescimento da formalização é fundamental para a sustentabilidade do mercado de trabalho, garantindo maior segurança e estabilidade para os profissionais. Para que essa tendência continue, as empresas devem investir em processos mais estruturados de contratação, oferecer benefícios atrativos e criar ambientes de trabalho que incentivem a permanência dos talentos na formalidade. Por outro lado, os profissionais também desempenham um papel essencial, buscando qualificação e capacitação que os tornem mais competitivos para posições formais", analisa Mônica Souza, Diretora de Negócios da Randstad Operational.

 

O crescimento do emprego nos setores da construção e do transporte impulsionou o aumento na ocupação no último trimestre de 2024, seguido pelo setor de alojamento e alimentação. Contudo, o setor agrícola registrou uma diminuição de 196 mil empregos, enquanto quase todos os outros setores apresentaram crescimento na empregabilidade durante o trimestre. Em um recorte geracional, a maior queda do desemprego foi observada entre os jovens de 18 a 24 anos, as pessoas com ensino médio incompleto e os residentes da região Sudeste do Brasil.

 

Para acessar a análise completa da Randstad Research, clique aqui.

 

Sobre a Randstad

Fundada em 1960, na Holanda, a Randstad é líder em recrutamento e soluções completas de recursos humanos, com presença consolidada em 39 países, onde emprega diariamente mais de 500 mil pessoas. Com quatro especializações, a Randstad atua como parceira dos talentos e atende empresas de todo o mundo em seus desafios de gestão de pessoas e em diferentes áreas de negócios. A companhia também impulsiona a carreira de milhares de profissionais por meio de suas oportunidades de trabalho. No Brasil, desde 2011, conta com mais de 1000 colaboradores, e já contratou mais de 300 mil pessoas em todas as regiões do país.

Lenium - Criar site de notícias