Quarta, 21 de Maio de 2025
16°C 26°C
São Paulo, SP
Publicidade

A voz como diferencial competitivo: falar bem impulsiona carreiras e negócios

Media Training auxilia líderes e porta-vozes a aperfeiçoarem sua expressão vocal, garantindo mais assertividade e impacto na comunicação

22/04/2025 às 12h40
Por: MARCELO DANTAS DA FONSECA Fonte: redação
Compartilhe:

Uma comunicação eficaz está diretamente ligada à voz e, no mundo
corporativo, isso pode ser decisivo para o sucesso profissional e do negócio.
Segundo especialistas, falar em público, conceder entrevistas ou conduzir
reuniões exige muito mais do que conhecimento sobre o tema abordado.
“A forma como a mensagem é transmitida pode determinar sua recepção e
impacto. Nesse contexto, a voz desempenha um papel essencial e pode ser
um diferencial competitivo no ambiente empresarial”, afirma Adriana
Cavalcanti, sócia da Comunicare Consultoria de Comunicação, que acaba de
lançar o e-book “Oito passos para transformar sua voz e melhorar seus
resultados”.
A voz é um instrumento poderoso na comunicação verbal. O tom, a entonação
e a articulação das palavras impactam diretamente a clareza, a credibilidade e
a assertividade da mensagem. Uma voz bem projetada transmite confiança,
enquanto uma voz trêmula ou mal modulada pode comprometer a percepção
do interlocutor.
"Líderes eficazes utilizam a voz para engajar equipes, inspirar colaboradores e
influenciar decisões. O uso adequado do tom de voz enfatiza pontos-chave e
reforça a segurança naquilo que está sendo dito. Em situações de crise, por
exemplo, uma voz calma e firme transmite controle e tranquiliza a equipe",
explica a fonoaudióloga Madel Valle.
Madel, integrante do time de Media Training da Comunicare, ensina
profissionais de diversas áreas a utilizar a comunicação como um diferencial
positivo. Por meio de técnicas e treinamentos especializados, a fonoaudióloga
auxilia líderes e porta-vozes a aperfeiçoarem sua expressão vocal, garantindo
mais assertividade e impacto na comunicação.
Investir no aprimoramento da voz potencializa a comunicação e abre portas
para novas oportunidades no mundo corporativo. Afinal, quem se expressa
com clareza e segurança tem maior impacto e influência no ambiente
profissional.
“Dominar a própria voz é um diferencial para qualquer profissional que deseja
se destacar no mercado. Capacitação e prática são essenciais para tornar a
comunicação mais assertiva, confiante e influente”, ressalta Madel Valle.

Técnicas para Melhorar a Voz na Comunicação Profissional
1. Respiração adequada: Utilize a respiração diafragmática para projetar
melhor a voz e evitar esforços desnecessários.
2. Articulação clara: Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras para
garantir a compreensão do público.
3. Entonação e ritmo: Varie o tom de voz para manter a atenção dos
ouvintes e evitar uma fala monótona.
4. Hidratação e cuidados vocais: Beba água regularmente e evite esforços
excessivos para preservar a saúde vocal.

Sobre o Media Training da Comunicare
A comunicação é um ativo estratégico no mundo corporativo, e dominar a
própria voz é fundamental para potencializar seu impacto. Com técnica,
preparo e confiança, qualquer profissional pode transformar sua expressão
vocal em uma ferramenta poderosa para o sucesso.
O Media Training, treinamento para lidar com imprensa, outras mídias, como as
sociais, e apresentações é um processo de preparação de profissionais para
lidar com diferentes situações em que há necessidade de informações claras,
precisas e coerente.
Através de técnicas de comunicação, o Media Training capacita profissionais
para apresentar interagir de forma eficaz, prepara porta-vozes para se
tornarem fontes confiáveis na imprensa, ajuda a evitar crises de comunicação,
entre outros benefícios. É indicado para diferentes posições, como porta-vozes,
líderes em empresas, políticos e profissionais de venda, entre outros campos
que precisam se fazer ouvir.
Sobre a Comunicare
Fundada em 2003 por Adriana Cavalcanti e Fábio Alberici, a Comunicare é
referência em comunicação estratégica, com ampla atuação nos setores de
educação, mercado financeiro, jurídico, mercado publicitário, entre outros.
A Agência se diferencia pela entrega de soluções personalizadas, sempre
alinhadas aos objetivos de seus clientes. Seu leque de serviços abrange
assessoria de imprensa, social media, consultoria, comunicação interna, media
training, apresentações profissionais, gerenciamento de crise de imagem,
conteúdo online e offline e relacionamento institucional e corporativo.

Lenium - Criar site de notícias