Como liderar em um mundo marcado pela ansiedade, pelo excesso de tecnologia e por transformações constantes? Essa foi a principal provocação do RH Leadership Xperience 2025, que aconteceu nesta quarta-feira (14), no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento contou com a presença de três MIL participantes, entre executivos de RH, líderes empresariais e especialistas em comportamento organizacional, que se reuniram para discutir o futuro das relações de trabalho.
Realizado pela StartSe, Escola Internacional de Negócios criada para preparar executivos e empresários para um cenário de disrupção contínua, o encontro trouxe como mensagem central: “não há inovação sem cuidado com as pessoas”. Com uma programação dividida entre Plenária, StartSe Learning House e Arena de Negócios, os debates abordaram temas como Inteligência Artificial aplicada ao RH, saúde mental nas organizações, diversidade, requalificação profissional e novas competências exigidas pela liderança contemporânea.
Entre os destaques da Plenária esteve a palestra “Leadership Skill: Como preparamos os líderes que vão construir o futuro?”, conduzida por Dafna Blaschklauer, especialista em inovação — com experiência em empresas como Nike e Apple — e autora do livro Power Skills. Outro momento importante foi a apresentação de Marcello Porto, diretor de Produtos, Inovação e IA na LG lugar de gente, ao lado de Renato Barbosa, fundador da Gria. Juntos, os palestrantes abordaram o assunto “A eficiência vem da IA. Mas como garantir que as pessoas a usem de verdade?”, discutindo os desafios de integrar a tecnologia à cultura organizacional de forma prática e eficaz.
Na StartSe Learning House, os painéis também trouxeram provocações relevantes. Em “Um novo RH para a era da Inteligência Artificial”, JP Coutinho, profissional reconhecido na área de Recursos Humanos e Top of Mind de RH, explicou como o papel da área de gestão de pessoas está sendo ressignificado frente à transformação digital. Já Matheus Henrique Garcia, Chief Information Officer (CIO) na StartSe Consulting, demonstrou com a palestra “Reinventando a gestão do RH via AI” de que forma a Inteligência Artificial pode impulsionar decisões estratégicas. Em outro momento marcante, Joca Oliveira, CEO da Unico Skill, e Cíntia Vasques, Head de Educação B2B da StartSe, analisaram a educação como ferramenta de retenção de talentos no painel “Plante conhecimento, colha talentos leais”, reforçando o valor do aprendizado contínuo nas empresas.
“O papel do RH nunca foi tão estratégico”, afirma Junior Borelli, fundador e CEO da StartSe. “Ao longo de toda a nossa programação, mostramos qual será o modelo de trabalho daqui para frente e como podemos nos organizar para que as pessoas se tornem ainda mais relevantes. Toda a discussão sobre o futuro do trabalho, sob a perspectiva da inteligência artificial, permeou o evento”, completa.
Com especialistas nacionais e internacionais, além de uma curadoria alinhada aos principais ecossistemas de inovação do mundo, o RH Leadership Xperience 2025 se firmou como um dos eventos mais relevantes do calendário brasileiro de gestão de pessoas. "No fim das contas, o mais importante é a mudança de modelo mental. Ainda existe a barreira de enxergar a tecnologia como algo que substitui ou diminui as pessoas, mas é justamente o contrário, a inteligência artificial potencializa as pessoas. Se partirmos da ideia de que ninguém é insubstituível, o desafio passa a ser outro: como usar a tecnologia para ampliar as habilidades humanas?” finalizar Borelli.
Sobre a StartSe
Fundada em 2015, a StartSe é a primeira Escola Internacional de Negócios criada para formar líderes preparados para um mundo em constante transformação. Com hubs no Vale do Silício, China, Israel, Portugal e São Paulo, oferece experiências imersivas e práticas com os principais especialistas em inovação global. Seus programas conectam profissionais aos centros que estão moldando o futuro dos negócios, apoiados por um modelo exclusivo, o StartSe Flywheel, que traduz a dinâmica da nova economia e prepara empresas e lideranças para antecipar tendências e gerar impacto real.
Mín. 12° Máx. 22°